Centro de Estimulação Essencial
|
Álbum
 



O Centro de Estimulação Essencial do CIAM, doado pela Fundação Elijass Gliksmanis e Banco Bradesco, tem o objetivo de prestar serviços para crianças e adolescentes com distúrbios do desenvolvimento (físico, psíquico e emocional), nas áreas de prevenção, orientação família, estimulação, reabilitação e inclusão escolar construindo alicerces para inserção social.

O Centro de Estimulação Essencial conta com profissionais Fisioterapia;  Fonoaudiologia ; Psicomotricidade ;Terapia ocupacional e serviço social.

Os projetos desenvolvidos no Centro de Estimulação Essencial do CIAM têm como foco desenvolver os melhores métodos de atendimento para :

- Prevenção, reabilitação e orientação a familiares, favorecendo as relações dentro dos lares.

- Educação continuada através de parcerias com universidades em nível de graduação a pós-graduação.

- Programas de incentivo à pesquisa, orientados para os avanços tecnológicos que potencializem nossas ações no campo terapêutico.

- Formação de profissionais orientados para a prática da interdisciplinaridade e da inclusão social.

O CEE faz o atendimento focado no desenvolvimento e a inclusão social da criança e adolescente com deficiência intelectual.

Os atendimentos são realizados para famílias de baixo poder aquisitivo que se encaixam nos projetos que são desenvolvidos, que envolvem:

Estimulação Essencial


Estimulação essencial de bebês (0 a 4 anos) nas interfaces da fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia para otimização de relações do desenvolvimento.Este programa tem como objetivo prestar assistência às crianças que apresentam critérios de risco ao nascer, e visam uma intervenção caracterizada por um conjunto de ações junto às famílias e ações interdisciplinares relacionadas a detecção e diagnóstico, tratamento e reabilitação, participação da família e suporte no processo de inclusão social.



Transferência de Conhecimento


Transferência de conhecimento e tecnologia para cuidadores através de grupos de vivencias sobre recortes sociais – O conhecimento acerca do como lidar com a necessidade especial sendo levado aos pais, cuidadores e comunidade.
O programa – Por meio de atendimentos unificados no âmbito da fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional  trazer para o universo da criança experiências funcionais e de aprendizado potencializando o seu desenvolvimento.



Desenvolvimento de Tecnologia


Desenvolvimento de tecnologia assistiva ou adequação postural de baixo custo para lares, escolas e oficinas de trabalho ( Parceria City Bank , Ordem Vicentina do Jaguaré e UNICID ) –  Cadeiras de roda e adequadores posturais disponibilizados para população de baixa renda.
Sem qualquer adequador postural a estabilidade é impossível, com a cadeira construída com material alternativo de baixo custo as vivências familiares são facilitadas assim como o aprendizado fica mais prazerozo.



Programa de Inclusão


Programa de inclusão escolar ( Parceria CED – Jaguaré) e social via CECOs municipais. Orientação de pais, funcionários, educadores e monitorização da criança nas escolas e recortes sociais.
O programa abrange a adequação postural no ambiente escolar e junto com o CED na inclusão do deficiente intelectual na escola regular.



Tais projetos são desenvolvidos por equipe multidisciplinar no centro de estimulação e na unidade de hidroterapia do Jaguaré.


O CEE em parceria com a Universidade Cidade de São Paulo também desenvolve programa de capacitação de fisioterapeutas em nível de graduação e pós-graduação (Aprimoramento e Especialização) e educação continuada multiprofissional e interdisciplinar.

Realiza cerca de 6.000 atendimentos ano, acompanhando direta ou indiretamente cerca de 120 famílias/mês – 90% através de contribuições simbólicas.